Quem sou eu

Minha foto
Sou casada e tenho 3 filhos maravilhosos. Sou professora do ensino fundamental, há mais de 10 anos. Gosto muito do que faço,pois acredito em um mundo melhor através da educação.

domingo, 11 de setembro de 2011

Verificação de português 4º ano

Aluno(a):_______________________________________4º ano B


VERIFICAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA




O macaco de óculos

Um macaco, que se achava muito esperto e inteligente, estava  ficando velho e já não enxergava muito bem.
Preocupado com isso, resolveu usar sua esperteza e saber o que os homens fazem quando ficam velhos e já não enxergam muito bem.
Conversando com alguns, descobriu que era preciso usar óculos. Arranjou seis pares de óculos para não correr o risco de um só não dar certo.
Pendurou um no pescoço, outro no rabo, um na cabeça, outro na nuca, um no pé, um outro na mão ...mas nada! Continuava sem enxergar. Cheirou, lambeu, mudou as posições e não conseguiu nenhum resultado.
Continuou sem enxergar mal, o macaco, então pensou que estava sendo enganado pelos homens. Ficou furioso! Pegou seus pares de óculos, jogou-os no chão e pisou em cima.
Coitado! Continuou sem enxergar! 

Agora, resolva as questões a seguir, lembrando-se que cada questão só tem uma resposta certa e que você deve marcar um X na resposta certa:

1) Podemos afirmar que essa história é:a) um diálogo.
b) uma fábula.
c) um texto informativo.
d) uma carta.

2) O personagem da história é:
a) um macaco que se achava muito esperto.
b) um macaco amigo dos homens.
c) um macaco muito jovem.
d) um macaco cego.

3)O motivo pelo qual o macaco não enxergava bem era porque...
a) estava doente.
b) estava ficando velho.
c) estava com os olhos machucados
d) estava ficando maluco.

4) Para descobrir como enxergar melhor, o macaco resolveu conversar com:
a) alguns meninos
b) alguns macacos
c) alguns animais
d) alguns homens

5) Em qual das partes do corpo que o macaco não pendurou os óculos?
a) pescoço
b) joelho
c) rabo
d) mão

6) O que o sinal em destaque da frase “um num pé, outro na mão... mas nada!” tinha a intenção de demonstrar:
a) que a frase é uma pergunta.
b) que a frase pertence a um diálogo.
c) que a seqüência continua.
d) que a seqüência teve fim.


7) Qual das opções dá ao termo em destaque o mesmo sentido?
                            
O macaco pensou que estava sendo enganado pelos homens.

a) sendo amado
b) sendo traído
c) sendo acarinhado
d) sendo ajudado.

8) Qual das opções dá ao termo em destaque o sentido contrário?

O macaco ficou furioso!
a) calmo
b) nervoso
c) irritado
d) estressado

9) Numere as ações do macaco de acordo com a ordem que elas aparecem no texto.
(  ) lambeu os óculos.
(  ) cheirou os óculos.
(  ) jogou os óculos no chão.
(  ) conversou com os homens.
(  ) pensou estar sendo enganado.
(  ) pendurou os óculos por todo o corpo.


10) “ Só podia ser engraçado, o macaco botar óculos no rabo”.  
A palavra botar na frase acima, significa:

(   )  calçar                 (    )  vestir                              (    ) colocar 

11) O macaco enxergava muito mal.  O contrário da palavra sublinhada é ______________.

12- Copie a frase abaixo, passando a para o plural.

O homem bondoso ajudou o macaco.

_______________________________________________________________

13) Usando uma das palavras dos parênteses, complete a frase corretamente.

a)     O macaco ___________peludo. ( é- são)
b)     Nós ________________ muito de animais. ( gosta- gostamos)
c)      Os macacos _____________enxergando mal. ( está- estão)
d)     O macaco ______________usar sua inteligência. (resolveram-resolveu)

14) Já estudamos que ADJETIVO são características, qualidades de algo. Releia o texto e escreva os adjetivos referentes ao macaco.

________________________________________________________________________

15)Classifique a palavra óculos quanto a sua tonicidade.

(   )  paroxítona              (   ) oxítona                     (   ) proparoxítona


Boa prova!!!


Um comentário: